40 Fatos Desconhecidos Sobre Ronaldinho Gaúcho!
Uma das figuras que levou seu futebol a nível mundial foi Ronaldinho Gaúcho. Há muitos marcos em sua vida que são de conhecimento geral como seus passes milionários ou os clubes onde jogou, mas outras questões não vieram à tona.
Conheça aqueles momentos que não foram capa de jornal, mas são tão peculiares, chamativos, e até estranhos, que passaram pela vida do grande ex-jogador Ronaldinho.
É um pai reservado
Em 2005, quando jogava pelo Paris Saint-Germain, ele foi pai. Sobre o pequeno João sabe-se muito pouco porque o próprio Ronaldinho quis manter uma relação mais privada quanto a sua paternidade. Aliás, raramente ele é visto com o filho. Em 2016, durante o Programa de Xuxa na tv Record, o filho participou de um especial para ele, que ficou muito orgulhoso e surpreso com o depoimento do filho. Porém, as habilidades do pai o filho erdeu.
Seu filho jogará no Cruzeiro
Filho de Ronaldinho, João Mendes de Assis Moreira (13) atuará nas categorias de base do Cruzeiro. Ele foi aprovado em teste na Toca da Raposa e chamou atenção dos dirigentes pela sua habilidade e por isso deve assinar contrato assim que completar 14 anos, idade permitida pela legislação. A informação foi publicada inicialmente pelo site Globoesporte.com e confirmada pelo próprio adolescente.
Fã da Xuxa
Xuxa cativou muita gente mesmo com sua beleza e carisma, todo o Brasil e grande parte da América do Sul. Ela era o amor platônico do meio-campo brasileiro, que tinha todos os seus discos e dançava em frente a TV quando ela aparecia. Gaúcho mal podia imaginar que ficaria próximo de sua até então musa.
Amor demais
Uma das ex-namoradas dele, Vanessa Tasquetto, teve a delicadeza de tatuar as iniciais R10 na virilha. A DJ, atriz e empresária brasileira talvez tenha tomado uma decisão precipitada, já que o romance durou pouco, mas a tatuagem foi pro resto da vida.
Sua dentadura
Se tem algo que caracteriza Ronaldinho Gaúcho além de sua habilidade única jogando futebol é a sua dentadura. Aquele sorriso que mostrava seus dentes tortos e proeminentes, que em outra boca causaria certo espanto, nele era engraçado e simpático pelo que demonstrava. Depois de grande, ele operou e melhorou o aspecto da sua arcada.
Foi um dos jogadores mais bem pagos
Em meio a um circuito econômico que está em constante movimento e que cresce em cifras e contratos, Ronaldo de Assis Moreira esteve entre os mais bem pagos. A causa disso: os 40 milhões de dólares que somava entre salário, prêmios e publicidade enquanto vestia as cores do Barça.
Adora comer hambúrguer
"Junk food" e jogadores de futebol não andam juntos. Apesar disso, Ronaldinho declarou ser fã dos hambúrgueres da famosa rede de fast food. Em vez de qualquer outro prato, ele prefere um desses sanduíches que vêm acompanhados de batatas-fritas.
Ídolo brasileiro
Assim como a maioria dos jogadores, Ronaldinho teve um ídolo, um caminho a seguir que era marcado por outro jogador e, no seu caso, foi nada menos que Pelé. O Rei não somente o inspirou, mas também esteve junto dele em vários estádios em jogos beneficentes. Outra de suas referências foi o mítico Zico.
Avisados da humilhação
Ronaldinho jogou pelo italiano Milan de 2008 a 2011. Naquele momento, era colega do meio-campo Kevin Prince Boateng, que representava Gana. Foi ele quem revelou uma intimidade: "Nos treinos, ele dizia os nomes dos colegas nos quais daria uma caneta e, no fim, cumpria o prometido". Ele é um homem palavra!
Humilde
Quando quase todos os jogadores falam bem de alguém em particular, é muito difícil que essa pessoa não seja bem vista pelo mundo. Algo parecido aconteceu com Ronaldinho, que é amado pela sua humildade e seu bom coração. Além disso, nunca teve inconvenientes com nenhum torcedor, seja ele da sua equipe, ou da equipe rival.
Festeiro
Não é de hoje que todos sabem que além de bom jogador, Ronaldinho também gosta de uma boa farra! Quando ainda estava em atividade e mais ainda depois de se aposentar, Dinho foi notícia por conta das muitas festas que deu. Em Milão, em Barcelona e, sobretudo no Brasil, ele apareceu junto de mulheres, bebidas e demais símbolos da vida noturna curtindo a sua maneira. Os vizinhos dele já cansaram de chamar a polícia para tentar acabar com as várias festas na casa do jogador.
Vai casar com duas mulheres?
Essa história deu muito o que falar! Em maio de 2018, circulou a notícia de que além de namorar duas mulheres, Priscila e Beatriz, o craque também estaria prestes a casar com as elas. Depois de ver a notícia divulgada em diversos meios de comunicação, Ronaldinho negou. Apesar disso, fontes próximas ao jogador dizem que ele vive harmoniosamente com as duas na sua mansão na Barra da Tijuca, no Rio, e paga mesada para as namoradas no valor de R$5 mil por mês. Fato é que, poligamia é crime no Brasil, por isso Ronaldinho fez logo questão de negar o tal casamento a três. Mas já dizia o ditado: "Onde há fumaça, há fogo!" E Ronaldinho sempre foi conhecido por saber se divertir. Então, vai saber...
O motivo da sua prematura quase-aposentadoria
O ex-meio-de-campo do Barcelona esteve a ponto de abandonar a carreira esportiva por conta de um problema familiar. Dona Miguelina, mãe do craque, quase fez com que Ronaldinho deixasse de jogar futebol. Ela estava enfrentando um câncer que quase lhe tirou a vida e ele estava disposto a acompanhá-la durante esse período.
Seu esporte favorito não é o futebol?
Por mais que o futebol tenha dado sentido a sua vida, tenha levado comida a sua mesa e o tenha feito ser reconhecido em todos os lugares do planeta, há outro esporte que disputa o páreo de favorito. Trata-se das Artes Marciais Mistas (MMA), paixão que fica evidente já que costuma treinar com algum lutador famoso sempre que pode
A importância de seu irmão
Além do vínculo emocional e familiar com o irmão, ele era seu representante, quem decidiu os passos de sua carreira e lidou com as ofertas que chegavam para Ronaldinho. Roberto também fez carreira no esporte e jogou para os Tecos, da liga do México, em 2000. Será que Deisi, a irmã de Dinho, ficou enciumada devido ao grau de proximidade entre os irmãos?
Um dado da sua intimidade
Ainda que não seja algo estranho, é uma informação muito privada do astro: ele é fã da série mexicana Chaves. Aquele programa em que Roberto Gómez Bolaños fazia-se admirar em sua profissão não só marcou a vida de Ronaldinho, mas também a de muitas outras gerações.
Vem de uma família humilde
Sua mãe, Dona Miguelina Elói Assis dos Santos, era uma vendedora que estudou enfermagem. Seu pai, João de Assis Moreira, trabalhava num estaleiro, e também dedicou-se ao futebol e jogou pelo Esporte Clube Cruzeiro, um time menor que não tem nenhuma relação com o famoso Cruzeiro.
Recorde único
Quase todos sabem que o meio-campo era um grande batedor de faltas, que brilhou na seleção brasileira e que jogou no Barcelona. O que poucos sabem é que no time em que debutou, o Grêmio, foi ele quem marcou todos os 23 gols contra o Sport Clube Nacional de Porto Alegre, quando tinha 13 anos.
A brincadeira com o resto do time
Em novembro de 2005, o Barcelona fez três gols sobre o Madrid no Bernabéu. Na semana anterior a esse encontro, Dinho ligou para cada um de seus colegas e lhes confiou um segredo: que ele iria para o Real Madrid, mas que não deviam contar isso a ninguém. Nenhum deles falou nada, e o que o ex-Grêmio queria com a piada era incentivá-los para o tal jogo.
O falecimento de seu pai
Quando ele tinha somente 8 anos, seu pai, que também esteve ligado ao Grêmio, clube no qual Dinho fez seu debut, perdeu a vida ao afogar-se na piscina de casa. Depois de anos, Ronaldinho contou que o pior de tudo foi que ele se supreendeu ao chegar a sua casa e ver que seus familiares estavam lá, o que o fez pensar que era uma festa.
Problemas durante a publicidade
Ronaldinho é uma das caras mais visíveis e rentáveis da empresa americana Nike, que o contratou para rodar algumas propagandas no ano de 2004. O diretor do comercial o incentivou para que se gerasse mais intensidade durante a filmagem. Foi então que ele chutou a bola e quebrou um dos vitrais da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha.
Um convite inesperado e inesquecível
No final da sua carreira, quando vestiu as cores dos Galos Brancos do Querétaro do México, em 2014, recebeu um convite de quem era uma referência para ele quando pequeno. "Um dia, estava em Porto Alegre e Diego me ligou convidando para jogar uma pelada e comer um churrasco. Foi inesquecível, o dia mais feliz da minha vida", contou Ronaldinho sobre Maradona.
Um jogador de ouro
Como não podia ser diferente, a empresa esportiva que o patrocinava, a qual ele fez ganhar milhões de dólares com suas publicidades e vice-versa, decidiu presenteá-lo. Em 2005, a Nike fabricou chuterias especiais para ele devido ao desempenho que tinha. Com vários detalhes em ouro (lingüeta, calcanhar e logotipo), elas foram feitas no modelo Tiempo Legend.
Sua primeira vez na televisão
A relação entre os meios de comunicação e os jogadores de futebol geralmente é muito tensa. Os jornalistas querem saber das intimidades dos jogadores para torná-las públicas e os jogadores reclamam que suas vidas são expostas. A primeira interação de Dinho com a TV foi quando ele tinha 13 anos e ganhou um jogo por 23 a 0.
Recorde ao chegar ao Barcelona
A chegada do meia ao Barcelona foi a notícia do ano em 2003. Proveniente do Paris Saint-Germain por 32,3 milhões de euros, Gaúcho convocou 20 mil pessoas a sua apresentação no Camp Nou. A euforia das pessoas foi tamanha que, como se não bastasse, o clube vendeu cerca de 20 mil camisetas com seu número no primeiro dia de sua contratação.
Campeão em todos os lugares
Há uma particularidade sobre si mesmo que o porto-alegrense pode esfregar na cara da grande maioria dos jogadores de futebol do mundo. Trata-se do fato de haver sido campeão da Champions League com o Barcelona, da Copa Libertadores com o Atlético Mineiro e também da Copa do Mundo com o Brasil. Um privilegiado de quem sabe jogar bola de verdade!
Um ídolo que foi também colega
Ronaldo Nazário, o primeiro dos Ronaldos atacantes e artilheiros, foi uma das referências de Dinho. Quando tinha só 13 anos, eles se encontraram e o Gaúcho lhe pediu um autógrafo e uma foto. Não imaginava que anos mais tarde ele seria seu colega de ataque em uma seleção brasileira letal e histórica.
Fez participação especial em música
Ele é conhecido por adorar festa e, consequentemente, música. Gaúcho fez sua incursão no meio musical quando participou na gravação da canção Vamos beber, do DJ Dennis, em 2014. Além de cantar algumas estrofes, ele aparece no clipe dançando.
O melhor de todos por dois anos
Ronaldinho teve o reconhecimento da FIFA em 2004 e em 2005, quando o laurearam com o World Player os the Year por sua atuação no Barcelona. Em 2005 pôde acrescentar a sua lista de prêmios a Bola de Ouro, concedido pela revista France Football por ser o melhor jogador da Europa.
Não é profeta em sua terra
Ainda que tenha despontado no futebol jogando no Grêmio, os torcedores do time não o amam como quase todo o resto do futebol mundial porque consideram que ele os traiu. É que em 2011, ele foi jogar no Flamengo quando acabou seu tour europeu e deixou o Milan da Itália por 3 milhões de euros.
O elástico
Ronaldinho popularizou um drible em um comercial que protagonizou para a marca esportiva com a qual tem contrato vitalício. Na ação, a bola vai para a direita e, depois, com velocidade, ele a manda para a esquerda. Denominada "o elástico", a jogada foi fabricada pelo brasileiro em jogos oficiais.
Fez Dunga se aposentar?
Dunga, o ex-jogador que jogou pelo Inter de Porto Alegre e também na Seleção, iniciou seu caminho como treinador anos depois da sua carreira esportiva. Quando ainda era jogador enfrentou Ronaldinho, que sempre se esquivou dele com muita técnica. Alguns dizem que esse jogo foi determinante na aposentadoria de Dunga, que um tempo depois o dirigiu na seleção.
Livro biográfico
O jornalista espanhol Toni Frieros publicou o livro "Ronaldinho: a magia de um craque", que expõe em 15 capítulos a vida pela do astro brasileiro. Ele foi publicado em 2004, quando Ronaldinho ainda tinha muito para mostrar. Depois da narração da sua vida, num extra, Maradona, Scolari e Rivaldo dão seu depoimento sobre ele.
Seu cabelo
Durante quase toda a sua vida, o meia manteve o look do cabelo comprido. Muitos se perguntaram se isso o incomodava na hora de jogar e ele respondeu: "Ele crece muito rápido, e eu gasto dinheiro em xampu e cremes para o cabelo."
Ajuda humanitária
Quando ainda exibia sua magia em campo, ele ajudava a diferentes causas benéficas com seus milhões. Quando viajava ao Brasil, visitava hospitais carentes para dedicar alguns minutos às crianças doentes. Que ação bacana de ver!
Seu primeiro parceiro no futebol
Tanto ele, como aqueles que viveram próximos dele, declaram que desde pequeno ele gostava de jogar bola. Seus amigos do bairro também gostavam, mas somente um companheiro o seguia até o último momento. Esse era Bombom, o cachorro da família.
A dura estadia em Paris
O sonho de muitas pessoas é poder viver em Paris, uma das cidades mais lindas do mundo. Entretanto, para Dinho foi toda uma tortura. Ele sentia muita saudade de tomar chimarrão, que enquanto esteve na França (de 2001 a 2003) era muito difícil de encontrar.
Viciado em videogame
O meio-campo confessou ser viciado em videogame e que passa horas jogando jogos de futebol. Isso sim demonstra seu fanatismo pelo esporte que pratica. Não somente treina, mas também joga nos fins de semana e o escolhe para ocupar seu tempo livre,
Motivo de zoação
Os jogadores costumam ter vivido realidades muito diferentes quando crianças e alguns podem ser muito cruéis. Costumavam zoar Ronaldinho por seu sorriso, que continua sendo muito peculiar. Quanto a isso, ele diz: "Sou um feio simpático que com o tempo acaba sendo bonito."
Causou um terremoto?
Um fato no mínimo peculiar foi o que aconteceu dia 3 de setembro de 2003. Nesse momento, Ronaldinho estava disputando um jogo com o Barcelona contra o Sevilha. Aquela partida que começou estranhamente à meia-noite registrou um terremoto no mesmo momento em que Ronaldinho marcou seu gol, acredite ou não.
Quando ficou conhecido no mundo
Na Copa América de 1999, Ronaldinho ultrapassou as barreiras do Brasil e da América do Sul e se converteu em algo mundial. Sandro Rosell, diretor da Nike na América do Sul, ofereceu a ele um contrato de 2 mil dólares anuais pelo seu direito de imagem.
Um conflito milionário
A apresentação de Ronaldinho para o Atlético Mineiro no ano de 2012 não só significou sua estadia no futebol brasileiro, como também gerou a quebra de um de seus maiores contratos. A Coca-Cola era sua patrocinadora até que o viu tomando Pepsi em plena coletiva de imprensa. O erro lhe custou os 600 mil euros anuais que recebia por contrato. Aí não pode ser, né Ronaldinho?!