Homem Descobre Uma Corrente De Metal e Seu Instinto Lhe Diz Para Continuar Cavando
O galês Mike Smith praticamente cresceu com um detector de metais nas mãos. Desde os 12 anos, ele está em campos, bosques e outros locais em busca de tesouros enterrados. O sonho: encontrar algo extraordinário.
Mas ele nunca esperava encontrar uma corrente antiga enterrada a alguns metros de onde estava. Quando seu intestino lhe disse para continuar cavando, ele apenas seguiu. Ele jamais adivinharia o que estava prestes a desenterrar.
Conheça Mike, Um Admirador De Detectores De Metais
Mike Smith é um entusiasta de detecção de metais de Pembrokeshire, País de Gales. Portanto, sair para procurar um tesouro enterrado em um dia chuvoso nunca foi um sacrifício para ele. Afinal, ele tinha o sonho de encontrar algo precioso escondido por aí.
Mas ele nunca esperava que o bipe alto de sua máquina mexeria tanto com sua mente. Logo, a adrenalina começou a bombear em suas veias enquanto ele girava o detector para frente e para trás sobre o solo úmido. O que havia lá embaixo?
Ele Era Curioso Por Natureza
Mike sempre foi um homem curioso. Então, quando seu detector mental disparou naquele dia, Mike sabia que só sossegaria quando descobrisse o que era. O fato é que ele nunca esperava desenterrar um tesouro tão monumental.
E ele certamente nunca previu ter que envolver as autoridades! Mas agora que sabia que algo estava a poucos metros do solo, não havia como voltar atrás. Ele tinha que saber o que acionou o detector.
Mike Verificou o Resto Do Campo
Após o sinal sonoro inicial, Mike decidiu varrer o resto do campo com sua máquina. Normalmente, quando uma pessoa se afasta de uma descoberta, o sinal sonoro se torna cada vez mais fraco até que pare completamente. Esse não foi o caso de Mike!
Era estranho, quanto mais ele se afastava de seu "local de bip" original, mais alto era o som. Poderia ser um mau funcionamento da máquina? Ou havia algo lá embaixo que ocupava todo o ventre do campo?
Hora De Começar a Cavar!
Quando o detector de Mike começou a disparar por todo o campo, ele sabia que não havia mais nada a fazer além de confiar em seus instintos. E seus instintos estavam dizendo para ele começar logo a procurar tesouros!
Com sua pá na mão, Mike começou a trabalhar no solo úmido. Já com um buraco de um metro de largura e dois metros de profundidade, Mike não fazia ideia do que estava prestes a encontrar.
A Primeira Descoberta Era Pequena e Redonda
Mike havia usado seu detector de metais neste local antes, desenterrando alguns centavos velhos que não valiam muito. Dessa vez, ele havia desenterrado algo que não era um osso de animal ou mesmo um tipo de moeda.
Com muito cuidado, Mike levantou o pequeno objeto redondo da terra. Em um primeiro momento, ele até pensou que se tratava de um moeda antiga. Mas ao tirar a terra do objeto, uma gravura logo o surpreendeu.
Ele Não Observou o Objeto Por Muito Tempo
Intrigado, Mike virou o objeto para um lado e para o outro, tentando descobrir o que poderia ser aquilo. Havia uma figura gravada em um lado enquanto o outro continha algum tipo de mensagem.
O que fez Mike ter certeza de que não era uma moeda foi o fato de haver um anel preso ao topo do objeto. Quase como se estivesse preso a uma corrente ou clipe em algum momento. Mas ele não analisou o artefato por muito tempo, porque logo ele percebeu a presença de objeto na terra.
Mike Não Conseguiu Tirar o Objeto Da Terra
Ao contrário do primeiro objeto, este estava completamente preso na terra. Mike decidiu largar a pá e começar a cavar com as próprias mãos, esperando ter mais sucesso.
Infelizmente, todas as suas tentativas foram em vão. O misterioso objetivo estava realmente muito bem preso naquela lama. Porém, mesmo um pouco frustrado, Mike jamais pensou em desistir. Ainda bem! Ele nunca teria se perdoado se não tivesse ido até o fim dessa missão.
A Terra Estava Dificultando Bastante a Luta!
Não importa o quanto Mike puxasse, o objeto não cederia. Era intrigante, no entanto, porque o velho pedaço enferrujado de metal não parecia tão pesado. Mike ficou perplexo, então decidiu mudar seu plano de ataque.
Ele se ajoelhou e moveu o solo ao redor do objeto misterioso. Agitar a terra dessa maneira, hipoteticamente, deveria afrouxar o objeto o suficiente para que Mike fosse capaz de puxá-lo do chão. Bem, algumas coisas na vida não são tão simples.
O Objeto Parecia Estar Conectado a Algo
Durante sua segunda tentativa de mexer no solo, Mike começou a ver sinais de que o objeto estava conectado a alguma coisa. O que esse "algo" poderia ser, ele não fazia ideia. Mas isso apenas despertou ainda mais seu interesse. Ele só pensava em desvendar aquele mistério.
Com mais perguntas do que respostas, ele continuou a cavar. O que mais poderia estar lá embaixo? E por que esse objeto em particular era tão pesado? O que ele estava prestes a descobrir?
Tudo Começou a Fazer Sentido
Como qualquer bom caçador de tesouros faria, Mike continuou a vasculhar o objeto. Até que ele encontrou um segundo objeto e depois um terceiro. Finalmente, uma lâmpada acendeu em sua cabeça e ele percebeu que os misteriosos objetos redondos eram, de fato, elos!
Arrepios percorreram seu corpo quando ele percebeu o que estava escondido diante dos seus olhos. Para que diabos essas correntes estavam enterradas?
Corrente Sem Fim
Mike estava admirado com o tamanho da corrente enterrada naquele lugar. Ele seguiu cavando até chegar ao fim, no último elo. Mas, quando isso aconteceu, surgiu uma nova pergunta: no que esta corrente estava ligada?
Quando o sol da tarde começou a se pôr, Mike começou a se arrumar e guardar todo o seu material. O que quer que estivesse enterrado embaixo dele teria que esperar até o nascer do sol.
Mike Lembrou Das Câmaras De Enterro De Pembrokeshire
Enquanto Mike descansava naquela noite, sua mente vagou. E se ele tivesse acabado de descobrir algo realmente terrível? Por que uma corrente tão grande estava enterrada ali? Ele havia lido recentemente sobre cemitérios antigos em Pembrokeshire. Mas lembrar daquilo não era nada reconfortante.
Sua descoberta poderia ser uma daquelas antigas câmaras funerárias? Por mais assustador que fosse esse pensamento, Mike estava ansioso para voltar à fazenda e descobrir mais sobre o mistério.
Na Manhã Seguinte, Mike Voltou Ao Local
Assim que o sol apareceu no horizonte, Mike saiu pela porta, indo direto para o local que havia deixado na noite anterior. A misteriosa corrente não saiu da sua mente a noite inteira. Ele precisava descobrir o que havia do outro lado e por que era tão pesado.
O que Mike não percebeu foi que sua descoberta estava prestes a se tornar conhecida pelas autoridades. E que eles logo apareceriam no local de escavação. Era só questão de tempo!
O Chão Se Abriu Sob Os Pés De Mike
Felizmente, Mike encontrou o local na forma exata em que ele o deixou. Portanto, é seguro dizer que ninguém estava bisbilhotando seu tesouro. Com essa paz de espírito, ele mais uma vez começou a cavar.
Quando mais correntes surgiram do chão, Mike notou algo estranho. Um buraco estava embaixo da corrente. Sem pensar duas vezes, Mike enfiou a pá no buraco, esperando que isso ajudasse na alavancagem. Ele nunca imaginou que o chão fosse se abrir sob seus pés.
O Buraco Levou a Uma Caverna Subterrânea
Mike caiu direto no chão, aterrissando alguns metros abaixo da superfície. Felizmente, ele não estava ferido e ainda estava usando sua mochila com uma lanterna!
Acendendo a luz, Mike chegou à conclusão de que não se tratava de um buraco típico, mas sim um tipo de câmara. Quando ele olhou mais de perto o chão, as paredes e o teto, o medo começou a invadir o peito de Mike. O que ele havia descoberto acidentalmente embaixo da fazenda?
Havia Marcas Estranhas Nas Paredes
Ao inspecionar as paredes da caverna um pouco melhor, Mike descobriu arranhões estranhos espalhados por quase todas as superfícies. Mas algo sobre as marcas freneticamente arranhadas parecia familiar. Quase como se Mike jpa tivesse visto aquilo em algum lugar antes.
Mike foi até a parede com as marcações mais vívidas e passou os dedos sobre elas. Ao observar as gravuras, ele percebeu que seus dedos formavam 'VV'. Não demorou muito para ele perceber que os V's conjugados eram repetidos inúmeras vezes.
Ele Seguiu o 'VV' Para Outro Buraco No Chão
O símbolo assustador de 'VV' começou a deixar Mike desconfortável, pois as gravuras estavam por toda a parede da caverna. O que tornou a descoberta mais aterrorizante foi que os símbolos pareciam ter sido arranhados na pedra por alguém com mãos trêmulas.
Mike não tinha ideia do que ele havia encontrado. Sendo o caçador de tesouros que ele é, Mike decidiu seguir as marcações. Eles o levaram a mais um porão no chão. Mas ao lado da entrada havia algo endurecido na lama.
Sua Nova Descoberta Precisava Ser Vista Pelas Autoridades
Mike não conseguiu esconder o choque quando finalmente conseguiu coragem para limpar a lama da nova descoberta. Debaixo de toda a terra endurecida havia algo marrom e duro. Mike sabia exatamente o que estava vendo, mas não queria acreditar.
Como um certa experiência no assunto, Mike conhecia as leis que vieram com descobertas como essa. Ele não teve escolha a não ser ligar para as autoridades e informar o que havia encontrado.
As Autoridades Estavam Completamente Admiradas
Mike enviou sua localização e esperou os cientistas e a equipe de resgate. Quando os oficiais do museu e os arqueólogos chegaram no local, eles ficaram completamente surpresos. Em uma entrevista, Mike disse: "O olhar em seus rostos quando viram isso dizia tudo".
Além do reconhecimento da importância da sua descoberta, ele estava feliz por alguém estar lá para resgatá-lo do buraco! Agora, chegou a hora de iniciar o processo de escavação com os profissionais!
Eles Descobriram Duas Rodas De Carruagem
O processo de remoção de artefatos começou em junho, quatro meses após a descoberta de Mike em fevereiro. Com um plano de ação adequado e os instrumentos certos de escavação, os arqueólogos foram capazes de descobrir duas rodas de carruagem enferrujadas, confirmando que estavam prestes a descobrir algo enorme.
Dá para imaginar que tudo isso começou com Mike encontrando o que parecia uma moeda esquecida no chão? Ele nunca imaginaria que algo tão monumental poderia ser descoberto a partir disso. Caçadores de tesouros geralmente sonham com esse tipo de descoberta! Era realmente um sonho sendo concretizado.
Ele Descobriu Restos Humanos
O que começou como uma simples excursão divertida à tarde logo se tornou uma descoberta assustadora de restos mortais. Mike começou, então, a pensar em inúmeras razões possíveis pelas quais alguém seria enterrado embaixo da fazenda, e cada teoria era mais aterrorizante que a outra.
Saindo de seus próprios pensamentos, Mike finalmente percebeu que ainda estava segurando o objeto. Mais especificamente, um molar humano. Foi quando ele finalmente entendeu a gravidade de sua situação.
As Autoridades Riram Dele
Mike teve que ligar para alguém em busca de ajuda. Não apenas ele estava em um buraco escuro, sem meios de escapar, como acabara de tropeçar em dentaduras humanas. Ele largou tudo e procurou o celular.
Ele chamou os funcionários do Museu Nacional do País de Gales, mas a resposta deles não foi a que ele esperava. Os funcionários riram dele, sem acreditar em uma palavra que ele estava dizendo sobre a descoberta!
Mike Mencionou Um Detalhe e As Autoridades Pararam De Rir
Em um primeiro momento, a descoberta de Mike parecia algo irrelevante. "O que os arqueólogos disseram na época era que, por nunca ter tido uma descoberta aqui antes, eles não acreditavam", disse Mike durante uma entrevista.
Porém, vale ressaltar que Mike simplesmente esqueceu de mencionar que havia encontrado restos humanos e não apenas uma corrente antiga e símbolos estranhos em uma caverna. Depois que ele mencionou esse "detalhe", os funcionários do museu passaram a levar a sério sua descoberta.
Mike Finalmente Conseguiu Colocar Um Nome Em Sua Descoberta Inicial
Voltando à descoberta inicial da corrente enferrujada, Mike pensou que nunca descobriria para que ela era usada no passado. Tudo isso mudou com a ajuda dos profissionais do museu. Em uma entrevista, Mike disse: "Minha primeira descoberta foi uma peça de junção de arreios de cavalos celta".
"Quando encontrei, meus amigos disseram que eu nunca superaria aquela descoberta, mas no dia seguinte voltei e encontrei o resto", completou. Isso que é provar que seus amigos estão errados!
O 'VV' Tem Um Significado Específico
Segundo a arqueóloga Rachel Hall, o "VV" conectado é chamado de marcações bruxas. Esses símbolos eram feitos para impedir que bruxas entrassem em um local. As gravuras específicas que Mike encontrou são conhecidas como marcas "Marian". Acredita-se que sejam as iniciais da Virgem Maria.
No entanto, as marcas da caverna eram diferentes das já encontradas. Elas foram arranhadas na parede freneticamente. Eram muitas! Sem mencionar que elas estavam por todo o lugar. Algo estranho aconteceu em Pembrokeshire no passado.
Os Habitantes Da Cidade Acreditam Que Era Uma Porta De Entrada Para o Inferno
A arqueóloga Alison Fearn acredita que as marcações dos séculos 14 e 18 foram feitas com o objetivo de impedir que os demônios tomassem conta da Terra. Os habitantes da cidade provavelmente acreditavam, a época, que a câmara era a entrada para o submundo.
"As letras e os símbolos eram cristãos, mas não deveriam ser vistos nesse contexto", disse Alison Fearn, especialista em marcas de proteção da Universidade de Leicester. Mas isso não é tudo o que Alison detectou nos símbolos da Virgem Maria.
Havia Outra Teoria Por Trás Do VV
Embora as marcas tendam a simbolizar a proteção contra demônios e outros espíritos malignos, existe ainda outra teoria. Alguns acreditam que a vila de Pembrokeshire estava enfrentando na época uma epidemia de fome, doenças ou pobreza, coisas que podem ser atribuídas às forças do mal.
John Charlesworth, professor aposentado da Língua e Literatura do Novo Testamento, explica que paisagens naturais já foram consideradas lugares assustadores. Ou seja, a localização da vila, junto com a caverna profunda, deixou a população da região com medo do desconhecido.
Compreendendo Velhas Tradições
Mesmo que as pessoas da cidade acreditassem que a caverna era o lar de demônios, uma rainha ou um chefe estava definitivamente enterrado com sua carruagem no local descoberto por Mike. Ele disse: "Eu percebi a importância disso imediatamente... Eu tinha lido tudo sobre enterros de carruagens, portanto, descobrir isso foi um privilégio".
Os arqueólogos acreditam que a carruagem tenha mais de 2.500 anos. E, ao contrário do que Mike acreditava originalmente, não havia restos humanos no local.
A Carruagem Deveria Ter Sido Deitada, Mas Foi Enterrada Na Vertical
O dente que Mike encontrou na verdade pertencia a um dos cavalos que estava enterrado ao lado da rainha ou chefe e da carruagem. Depois de mais pesquisas, foi descoberto que oficiais de alta patente da Idade do Ferro eram normalmente enterrados com suas armas, carruagens e cavalos.
Mike explicou que em um enterro típico, as rodas da carruagem eram estendidas na horizontal. Obviamente, esse não era o caso de sua descoberta.
Desde Então, o Terreno Foi Nivelado
Mike acredita que, em vez da pessoa ter sido enterrada ao lado da carruagem, ela foi colocada dentro da carruagem. É claro que deveria haver resquícios humanos dentro da carruagem, mas com o passar dos anos nada sobrou.
Depois de aprender mais sobre sua descoberta, Mike ficou incrédulo que ele, ao lado de seu confiável detector de metais, tenha conseguido descobrir uma história tão rica. E isso foi apenas o começo!
Era Hora De Trazer As Grandes Máquinas!
Depois que os funcionários do museu isolaram a área do público, eles trouxeram grandes máquinas. E quando dizemos grande, queremos dizer algo que parece vindo direto de um filme do Tesouro Nacional.
Se você já estava achando as descobertas de Mike insanas, espere até ver o que eles descobriram. Com máquinas bem mais modernas do que as que Mike usou, é provável que você já tenha uma noção da grandeza da próxima descoberta.
Eles Foram Além
Depois de examinar a terra, os arqueólogos descobriram o que poderia ser descrito apenas como um anel de vala! O anel era um círculo de 12 metros que cercava o local. O problema é que eles encontraram mais de um!
Os pesquisadores encontraram mais dois enterros, ambos localizados em anéis de valas. Isso os levou a concluir que Mike havia encontrado um assentamento celta que ficou fora do radar de todos por muito tempo.
O Que Vem a Seguir Para Mike e Sua Descoberta
Além dos cemitérios, Mike foi capaz de desenterrar cerca de 34 outros itens, incluindo broche, cabos de ferramenta e brocas de bronze, para citar alguns.
"Ainda não consigo acreditar", disse Mike. "Obviamente, li os achados de outras pessoas. Eu os assisti na televisão e sempre pensei: não me importaria de descobrir isso, ainda é surreal e muda a vida", completou.
O Projeto Vai Exigir Muito Financiamento
Adam Gwilt, o principal curador de arqueologia pré-histórica do Museu Nacional do País de Gales, explicou que as descobertas provavelmente foram "testemunhas de alguns grandes eventos históricos da época, quando as pessoas da Idade do Ferro defendiam seus modos de vida e identidade da expansão do Império Romano".
O projeto precisará de muito financiamento, e Adam e sua equipe têm trabalhado com vários parceiros para buscar uma investigação completa dos artefatos.
Pergunta Do Dia: Qual Foi o Pagamento De Mike?
De olho no recompensa, Mike espera pelo menos um pagamento de seis ou sete dígitos por sua descoberta. Claro, ele também precisa dividir seus ganhos com os proprietários de terras. Ainda assim, não é nada ruim para um hobby!
Mike explicou que "é a maior descoberta de detecção de metal de todos os tempos, já que nunca houve uma carruagem descoberta por um detetive de metal. Houve coisas encontradas, mas nunca nada parecido com isso". Esperamos que você receba uma boa quantia por essa incrível descober, Mike!