Do Esporte Ao Cinema: Atletas Que Se Tornaram Atores
Quando é hora de aposentar as chuteiras, as luvas, a raquete de tênis, ou qualquer que seja o objeto relacionado ao esporte em questão, muitos atletas decidem converter-se em estrelas de Hollywood e assim conduzir suas vidas.
De Arnold Schwarzenegger a Bruce Jenner, como muitos outros personagens no meio, estes são os notáveis esportistas que deram um grande salto de um dia para o outro e trocaram as quadras pelos palcos e estúdios de gravação!
O mais reconhecido?
O expert em artes marciais, Chuck Norris, ganhou papel de destaque nos últimos anos nas redes sociais com os memes e outras imagens engraçadas. Mas muito antes disso, ele já tinha se transformado neste ator de ação que participou dos filmes: Braddock - O Super Comando, O Voo do Dragão e Os Aventureiros do Fogo.
Muito corpo para um papel só
Como se nota pelo seu corpo, André the Giant soube aproveitar o físico para ser uma das estrelas da luta profissional. Além disso, ganhou muita popularidade nos filmes Conan, o Destruidor; Minhas Duas Mulheres e A princesa Prometida. Sua carreira foi interrompida por uma falha coronária que causou sua morte aos 46 anos.
The Rock
A primeira etapa esportiva do chamado The Rock, que conhecemos pelo nome de Dwayne Johnson, é quase desconhecida. Foi jogador de futebol americano na Universidade de Miami e depois foi lutador profissional da WWE. Foi aí que ele começou a ficar conhecido, o que serviu de atalho para o cinema. Apareceu em O Retorno da Múmia e no filme seguinte, O Escorpião Rei. Tempos depois, uniu-se à saga de Velozes e Furiosos.
Um tira no futebol americano
O ex jogador de futebol americano do estado de Michigan Bubba Smith jogou nove temporadas na NFL na fase defensiva. Sua preponderância o levou a jogar um Super Bowl com o Baltimore Colts e seu afã de continuar sendo famoso o levou a ser ator. Ficou conhecido pelo seu papel de Moses Hightower em Loucademia de Polícia, e também por participar da série de Comerciais da cerveja Miller.
Famoso antes de ser ator
A vida de Lawrence L. Taylor se dividiu entre jogar futebol americano no New York Giants e no depois, quando subiu ao palco para gravar Um domingo qualquer com Jean Cleaude Van Damme. À diferença dos demais, L. T. já era muito famoso na sua fase de atleta.
Atleta, ator e jornalista
Quando Howie Long deixou o futebol americano depois de 13 temporadas junto ao Oakland Raiders, passou a encarnar o ator, ainda que esse não tenha sido seu único trabalho pós esporte. Depois de participar nos filmes Tormenta de Fogo e A última ameaça, dedicou-se ao jornalismo sendo comentarista do esporte em que brilhou: a NFL.
Ele não foi só o Sr. Beisebol
O já aposentado jogador de beisebol que representou o MIlwaukee Brewers, Bob Uecker, dedicou-se à comunicação social depois de pendurar seu uniforme de beisebolista. Um tempo depois, o ex-jogador das Grande Ligas apareceu tanto nos filmes da trilogia Major League (Garra de Campeões, Um Time Muito Louco e Um Time Muito Louco Contra-Ataca), como também na série Futurama para dar voz a sua própria imagem.
De esportista a galã
Conhecido como The Hammer, Fred Williamson talvez tenha tido a trajetória com a qual todos os homens sonharam. Chegou a ser jogador de futebol americano, jogou para o Pittsburgh Steelers em 1960 e depois no Kansas City Chiefs. Além disso, foi o galã na série Julia, em que seu par romântico era Diahann Carroll.
Era de se esperar...
O impressionante físico de Terry Crews pode ter sido a chave para imaginar que este grande ator foi um atleta em algum momento do passado. Aquele que teve um papel preponderante no filme As Branquelas e em Os Mercenários, foi jogador de futebol americano na Universidade de Michigan do Oeste e, depois disso, também no Los Angeles Rams.
Atleta com estrela na calçada da fama
Terry Bradshaw conseguiu pela primeira vez o que nenhum outro esportista havia conseguido: estampar seu nome na famosa Calçada da Fama em Hollywood. Isso foi graças as suas aparições em filmes como Hooper - O Homem das Mil Façanhas e Quem Não Corre, Voa. Voa mesmo, porque isso foi muito tempo depois de ter sido o quarterback do Pittburgh Steelers.
Num tempo passado, foi uma pessoa do bem
Longe de ser aquele que foi apontado como culpado por um crime incomum, O. J. Simpson havia sido um grande esportista que se dedicou ao futebol americano nas equipes Buffalo Bills e San Francisco 49ers. Depois disso, interpretou o papel de policial sob o nome de Nordberg na trilogia de Corra Que a Polícia Vem aí!.
Físico multiúso
O nativo do Brooklyn fez de seu corpo sua arma para o esporte e para a atuação. Aos 21 anos, Lou Ferrigno ganhou o título de homem mais musculoso do universo, e aos 26 participou do documentário O Homem dos Músculos de Aço junto a outro esportista e ator reconhecido, Arnold Schwarzenegger. Sua carreira artística não acabou por aí, já que depois interpretaria O Incrível Hulk.
Um emblema do esporte e do cinema
Poucos conseguiram se destacar tanto no âmbito do esporte como no do cinema como Arnold Schwarzenegger. Inclusive, houve um momento em que uma faceta ofuscou a outra devido sua popularidade. Quando o moreno adquiriu relevância como estrela de Hollywood graças aos papéis em Hércules de Nova York (1970) e Conan, o Bárbaro (1982), entre muitos outros, seu passado de fisiculturista profissional veio à tona.
Uma verdadeira sereia
Como poucas vezes se viu acontecer, o esporte que Esther Williams praticou coincidiu com os filmes que ela protagonizaria anos mais tarde. A nativa de Los Angeles conquistou três campeonatos nacionais de natação em estilo peito. Curiosamente, anos depois, protagonizou papéis em filmes como A Rainha do Mar e A Filha de Netuno.
Quase não apareceu em filmes
Ninguém pode tomar de Jim Brown o fato de ter aparecido em mais de 30 filmes, alguns como Animal, Marte Ataca! e Sideliners. Todos se lembram de seu papel como um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos no Cleveland Browns, onde, além disso, teve seus méritos por ter entrado no Salão da Fama desse esporte.
Brilhou no cinema, não no esporte
Em seu papel de linebacker no futebol americano, Carl Weathersnão pôde se destacar tanto como quando começou em seu ciclo como ator. Somente sete jogos com o Oakland Riders e depois sua passagem pelo BC Lions o lançaram como atleta. Em 1974, três anos depois, ele brilhou nos filmes de Rocky: Um Lutador e Um Maluco no Golfe, em 1966.
Ator ou patinador?
Muitos vão se surpreender ao descobrir que o famoso ator Jason Lee das séries Meu nome é Earl e O Ritmo de Memphis foi uma figura do esporte antes de fazer sucesso na TV. O nativo de Orange County foi um patinador profissional no fim dos anos 80 e início dos 90.
Crush
Seguindo o mesmo caminho traçado por Jason Lee, Gina Carano é mais uma entre os atores que são mais reconhecido por seu trabalho nas telas que por seu desempenho como atleta. Num tempo passado, Carano foi lutadora de Muay Thai, muito antes de interpretar Crush em American Gladiators.
Sugar Ray, o ator
O famoso ala-armador do Boston Celtics, Milwaukee Buks, Seattle Supersonics e Miami Heat, Ray Allen, participou de dois filmes em sua vida. Junto a Denzel Washington, apareceu em 1998 em Jogada Decisiva e depois em O Garoto de Harvard em 2001. Sua faceta esportiva é ainda mais reconhecida que a dramática.
Estrela!
Aquele que marcou mais pontos na história da NBA: Kareem Abdul Jabbar. Nem mesmo dezenas e dezenas de anos no cinema poderia superar suas conquistas no esporte. Apesar disso, ele se divertiu em filmes como Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu, ao interpretar o copiloto Roger Murdock, quando contracenou com um menino que o identificou, chamando-o por seu nome real de jogador de basquete.
Um esportista risonho
A televisão levou Alex Karras a ser um dos integrantes da série de comédia Webster por seis temporadas junto a Susan Clark, no canal ABC. Anteriormente, aquele que as novas gerações conhecem como o pai de Webster, foi jogador de futebol profissional e lutador.
Comentarista e ator pós-esporte
Merlin Olsen foi outro veterano que jogou na equipe da NFL Los Angeles Rams. Toda sua carreira esportiva se deu em tal equipe e, depois de aposentar-se, ele se tornou comentarista esportivo. Seu outro trabalho se distanciou bastante do esporte, já que como ator interpretou um granjeiro na série de TV Os Pioneiros.
Outro de Los Angeles
Mais que uma equipe de futebol americano, o Los Ángeles Rams serviu de berço para vários atores. Igual a Merlin Olsen, Rosey Grier jogou como defesa na mesma equipe. Depois da aposentadoria, ele apareceu nos filmes: O Monstro de Duas Cabeças e Voo 502: Em Perigo.
Do Super Bowl à NBC
Assim como o Super Bowl é o evento esportivo mais importante ao qual pode aspirar um jogador de futebol americano, a rede NBC é uma das mais prestigiadas companhias da televisão. Ed Marinaro foi quem chegou à competição junto ao MInnesota Vikings e ao New York Jets. Na televisão, participou da série Hill Street Blues.
Dois metros de talento
O jogador de defesa do futebol americano Fred Dryer se dedicou à atuação quando deixou de ser jogador do Los Angeles Rams. Com seus quase dois metros de altura, ele levou todo o seu físico até a telinha. Atuou tanto nos filmes como na série da franquia Hunter, um drama policial da rede televisiva NBC.
O grande Shaq
A grande maioria das pessoas do mundo conhece Shaquille O'Neal, seja por conta do amor ao basquete, por tê-lo visto em alguma propaganda, ou em filmes. O ex-pivô do Los Angeles Lakers, além de ser músico e empreendedor, atuou no filme de comédia Kazaam, no ano de 1996.
Ator com marca recorde
Nos últimos anos, Bruce Jenner (agora Caitlyn Jenner) tem protagonizado a série Keeping Up With the Kardashianse por causa disso ficou muito conhecido pelas últimas gerações. Os mais velhos o conhecem por ter sido um grande atleta, tão importante que obteve a marca mundial no decatlo das Olimpíadas de 1976.
King James
Seu apelido em campo era King James - Rei James, mas, facilmente, esse também poderia ter sido seu nome artístico. A estrela do Cleveland Cavaliers, LeBron James, que está entre os mais grandiosos representantes do basquete mundial, interpretou a si mesmo na série televisiva Entourage: Fama & Amizade e também no filme Descompensada.
MJ
O grande Michael Jordan também fez sua passagem pela telona. E como! Tão importante quanto sua passagem pela NBA foi sua atuação no filme Space Jam, que gravou quando já havia deixado o esporte. E isso porque é considerado o jogador de basquete mais relevante da história! O longa-metragem, no qual contracenou com os personagens animados da Looney Tunes, como Pernalonga e outros, arrecadou 230,4 milhões de dólares no mundo inteiro.
Big Mac
John McEnroe foi, para o cinema, uma ínfima parte do que foi para o tênis. Algo previsível, já que seria difícil igualar o que o americano alcançou com a raquete na mão. O ex número 1 do mundo criou a fama de temperamental e, ao abandonar o tênis, apareceu várias vezes nas comédias de Adam Sandler interpretando ele mesmo. Além disso, fez participações nas séries Frasier e 30 Rock.
Nadador, sempre nadador
Este caso talvez seja o contrário do que viemos apresentando. Bud Spencer não foi um grande nadador que se transformou em ator, mas foi antes reconhecido antes como ator e só depois seu passado como atleta foi descoberto . O italiano apareceu no longa Quo Vadis, em 1951, e foi então que seu passado nas Olimpíadas de Helsinki, Melbourne e Roma ficou conhecido.
Pequenos papéis para um grande atleta
John Salley foi um jogador de basquete de destaque, que atuou na NBA pelo Chicago Bulls e pelo Detroit Pistons. Lá ele fez a diferença em quadra, o que que lhe serviu para ser cotado para o cinema. Ele focou, então, na atuação e participou de séries como Malcolm & Eddie e Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira. Nas telonas, contracenou com Will Smith e Martin Lawrence nos filmes Bad Boys e Bad Boys II.
Ação dentro e fora do esporte
A lutadora do UFC, que parece não ter rivais no octógono, procurou fora das Artes Marciais Mistas um novo objetivo. Ronda Rousey foi medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e campeã do UFC. Isso foi o que lhe valeu ser convocada para os filmes Os Mercenários 3 e Velozes e Furiosos 7.
As 5 medalhas olímpicas de Tarzan
A trajetória de vida de Johnny Weissmuller pode ser resumida nessas seis palavras que escolhemos como título. O estadunidense foi um grande nadador profissional que brilhou nos Jogos de Paris de 1924 e nos de Amsterdã, em 1928. Ele se tornou super popular, razão que o levou a interpretar o famoso homem da selva, Tarzan.
Vinnie
O incrível sobre a figura de Vinnie Jones é que ele demonstrou a mesma personalidade tanto dentro das quadras quanto nos sets de televisão e cinema. Considerado um dos jogadores ingleses mais violentos da história, ao aposentar-se no esporte iniciou sua carreira na atuação interpretando, predominantemente, bandidos.
De lançador a guerreiro
Um dos poucos espanhóis que pôde contar com o privilégio de ter sido atleta e ator é Manolo Martínez. Ele foi campeão da Europa, do mundo e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, em lançamento de peso. Quando se aposentou, em 2011, participou de dois filmes: Estigmas e El Capitán Trueno y El Santo Grial (O Capitão Trovão e o Santo Graal, em tradução livre).
Rodman no cinema
Assim como Shaquille O'Neal e Michael Jordan, Dennis Rodman se aventurou na telona. Além de ter sido jogador da NBA pelo Chicago Bulls, Rodman debutou no filme A Colônia, no qual fazia o papel de um excêntrico vendedor de armas,junto ao mitológico Jean Claude Van Damme,
Rampage Jackson
O lutador de Artes Marciais Mistas Quinton 'Rampage' Jackson marcou presença no cinema, mesmo depois de já ter passado dos 36 anos e da marca de 35-11 nos ringues. Em 2010, participou do longa Esquadrão Classe A e a partir daí atuou em outros filmes como o longa de ação Vigilante Diaries.
Jogador de beisebol?
Kurt Russel é um dos atores mais espetaculares que o cinema produziu e poucos sabem que ele foi uma promessa das ligas menores de beisebol. De 1971 a 1973, ele rebateu uma média de .235 e depois disso protagonizou grandes filmes como: O Enigma de Outro Mundo, Os Aventureiros do Bairro Proibido e Tombstone - A Justiça Está Chegando.
Sim à ação, não ao MMA
Ainda que Dolph Lundgren tenha se dedicado às artes marciais mistas em Estocolmo, Suécia, desde seu surgimento e tenha participado dos campeonatos de Full Contact e das Olimpíadas de 1996, seu conhecimento e habilidade nessa luta não foram utilizados em grande medida em seus filmes. Lundgren integrou o elenco de Os Mercenários e Rocky IV.