Truques Inteligentes De Jardinagem Usando Itens Que Você Provavelmente Tem Em Casa
Se você ainda não tem um jardim frutífero crescendo em seu próprio quintal, saiba que nunca é tarde para começar! Também não é tão complicado quanto você pensa que é. Na verdade, você provavelmente já tem ferramentas e materiais em sua própria cozinha que podem ajudá-lo a deixar seu jardim mais belo!
Separamos alguns truques que mostram como a jardinagem pode ser fácil. Quem sabe você não descobre um novo hobby?
Cascas de ovos podem ajudar a deter pequenas pragas
Para pragas menores, como lesmas e caracóis, colocar cascas de ovos quebradas em torno de suas plantas impedirá que essas criaturas viscosas as comam. Caracóis e lesmas não vão querer deslizar sobre cascas de ovos quebradas, pois podem cortá-las. Embora esse método tenha funcionado para algumas pessoas, outras não tiveram o mesmo sucesso.
Certifique-se de quebrar as cascas dos ovos em pedaços bem finos. Você também deve limpá-las bem o suficiente para eliminar o cheiro de ovo. Caso contrário, você pode atrair roedores!
Coloque fraldas no fundo dos vasos
Se você tem um monte de fraldas velhas que nunca usou, ou que não cabem mais em seu filho, não se preocupe, elas ainda têm algum valor. Fraldas são um retentor de umidade perfeito. Cole uma no fundo de um vaso de plantas e, em seguida, coloque a terra por cima. A fralda permitirá que o vaso retenha água, o que significa que há menos chance de você acidentalmente deixar a planta secar e morrer.
Esta é a solução perfeita para plantas que precisam de muita rega. Considere o truque da fralda ao plantar taboa, íris ou girassol do pântano.
Deixe suas garrafas de vinho molharem suas plantas
Pessoas com habilidades para jardinagem que também gostam de beber podem usar todas as garrafas de vinho vazias, transformando-as em regadores de plantas. Por que comprar um globo aquático quando você pode usar o que tem em casa para fazer seu próprio regador?
Faça um buraco em uma rolha antes de colocá-la de volta em uma garrafa de vinho cheia de água. Insira o gargalo da garrafa no solo do seu vaso de planta favorito e ela ficará adequadamente hidratada enquanto houver água na garrafa!
Use um filtro de café para forrar seus vasos
Quem nunca regou um vaso de plantas e viu tudo escorrer do fundo imediatamente? Saiba que você pode evitar isso usando um filtro de café para forrar o pote antes de enchê-lo com terra.
A água ainda pode sair dessa maneira, mas, no mínimo, o filtro de café diminuirá a velocidade e permitirá que o solo absorva a água por mais tempo. Os filtros de café não são apenas absorventes, mas também evitam que o solo entupa os orifícios de drenagem de seu vaso.
Sabão detém alguns animais
Você sabia que alguns animais, como os cervos, não gostam do cheiro de sabão? Ao cortar pedaços de sabão em barra e colocá-los em seu jardim, você estará adicionando uma camada de proteção contra cervos e algumas outras criaturas que adoram mastigar suas plantas.
É melhor usar uma barra de sabão altamente perfumada para isso. Você também pode tentar pendurá-lo em galhos de árvores ao redor do jardim. Esse é um truque simples, que poucos conhecem, mas que realmente funciona.
Use cerveja para se livrar de problemas viscosos
Lesmas e caracóis são atraídos pelo aroma da cerveja. Então, você pode despejar cerveja em um recipiente raso e colocá-la no chão, ou pode encher um copo com a bebida e enterrá-lo no quintal de sua casa. As criaturas viscosas vão gravitar em direção ao recipiente, beber a cerveja e acidentalmente se afogar.
Apenas certifique-se de manter a borda do recipiente de cerveja pelo menos um centímetro acima do nível do solo para que os animais não saiam com facilidade. Você terá que ter coragem de desperdiçar um pouco de cerveja para colocar esse truque em prática, mas essa é uma solução simples para quem deseja manter a plantação livre dessas criaturas.
Garfos de plástico manterão os bichos longe
Você pode usar garfos de plástico em seu jardim para proteger suas amadas plantas de seu cachorro, gato e outros animais peludos que desfrutem de seu quintal. Ao enfiar o cabo do garfo no chão com os dentes para cima, os animais ficarão menos inclinados a se aproximar do seu jardim, onde as plantas ainda estão tentando crescer.
Para deixar seu jardim menos feio, tente obter garfos de plástico transparentes. E não se preocupe! Você pode remover os garfos quando suas plantas forem grandes o suficiente para ficarem em pé sozinhas.
Faça tampas quentes com garrafas velhas
Nada é pior do que ver suas mudas sucumbirem a uma geada. Você pode evitar que isso aconteça criando uma tampa quente com uma garrafa velha de leite ou água. Basta cortar o fundo das garrafas de plástico e remover as tampas para ventilação. Enterre o fundo da garrafa no solo ao redor das plantas que deseja proteger.
Isso manterá suas plantas vários graus mais quentes durante as estações mais frias. Apenas lembre-se de removê-las quando o tempo estiver quente.
Faça regadores com embalagens de leite
As garrafas de leite e água também podem ser transformadas em regadores! Basta aquecer uma agulha antes de usá-la para fazer furos na tampa da garrafa, tomando cuidado para não cutucar os dedos ao longo do caminho. Dependendo da espessura da agulha que você escolher e de quantos buracos você fizer, você poderá criar um spray fino ou um fluxo substancial de água.
Este regador improvisado é ideal para plantas de casa e mudas. Em alguns casos, eles são ainda melhores do que regadores prontos, que têm a tendência de vazar e escorrer pelo bico.
A canela salvará suas plantas
A canela é um ingrediente chave que todos devem ter em seu armário de especiarias, porque não serve apenas para temperar algumas comidas, mas também funciona como uma arma secreta no jardim. A canela tem propriedades antifúngicas que ajudam a salvar as mudas que sofrem desse problema. Também pode ajudar a evitar o mofo e os cogumelos que surgem no jardim.
Combater doenças de plantas não é a única coisa para a qual a canela é boa. Também funciona muito bem como agente de enraizamento quando aplicado ao caule e pode impedir infestações de formigas. Além de tudo isso, o cheiro também é ótimo!
As velhas formas de muffin têm o tamanho perfeito
Suas velhas formas de muffins podem ser usadas no jardim de várias maneiras. Quando você empurra o fundo da forma de muffins no solo macio, você acaba criando furos perfeitamente espaçados para sementes e outras plantas!
As formas de muffins também são do tamanho perfeito para iniciar mudas de ervas e flores. Apenas certifique-se de usar uma forma de muffin que você não precisará mais na cozinha, por razões sanitárias óbvias.
Colheres velhas fazem etiquetas de jardim fofas
Em vez de colocar fora ou doar colheres velhas que você já não usa mais, você pode reciclá-las com este divertido projeto de artesanato! Primeiro, você precisará achatar completamente a cabeça da colher usando um martelo. Em seguida, use tinta artesanal nas cores de sua escolha para decorá-las e escreva os nomes das ervas e vegetais que você tem em seu jardim.
Coloque os cabos das colheres no solo para que seus rótulos fiquem voltados para cima. Dessa forma, você tem uma maneira fofa e única de identificar o que está crescendo em seu jardim e onde.
Mate ervas daninhas com vinagre
O vinagre branco é frequentemente usado como um herbicida natural no lugar dos produtos vendidos em lojas que geralmente são preenchidos com pesticidas nocivos. Quando pulverizado em ervas daninhas, o vinagre drenará a umidade de suas folhas e, eventualmente, elas morrerão. Isso funciona melhor em um dia seco e ensolarado.
No entanto, existem precauções a serem tomadas com esse método. O vinagre pode ser eficaz para matar ervas daninhas, mas isso também significa que pode matar tudo o que toca, portanto, mantenha-o longe de suas plantas premiadas.
Toalhas de papel para manter as plantas regadas por dias
Se você vai sair de férias por alguns dias e não tem como manter suas plantas regadas, pegue uma toalha de papel. Esta técnica é incrivelmente fácil, barata e eficiente.
A chave para esse truque é certificar-se de que sua toalha de papel esteja o mais fundo possível no vidro. O objetivo é ter a toalha de papel espalhada uniformemente por todo o solo. Você nunca mais terá que se preocupar com a morte de suas plantas quando estiver fora por alguns dias.
Cascas de banana fazem um ótimo composto
As cascas de banana são outra ótima adição à sua pilha de compostagem. As cascas dessas frutas amarelas adicionam cálcio, magnésio, enxofre, fosfatos, potássio e sódio ao solo quando misturadas com composto, o que pode ajudar suas plantas a florescer.
Como as cascas de banana se decompõem rapidamente, esses nutrientes são absorvidos pelo composto mais rapidamente do que outros materiais. Cortar as cascas em pedaços pequenos acelerará ainda mais esse processo. Apenas certifique-se de adicionar as cascas a uma pilha de compostagem, pois enterrá-las diretamente no solo pode realmente retardar o processo de decomposição.
Use cascas de frutas cítricas para mudas
Limões e outras frutas cítricas são usados com frequência na cozinha, mas depois de obter o suco desses alimentos, você não precisa jogar as cascas fora imediatamente. Em vez disso, tente usar as cascas para fazer mudas!
Tudo que você precisa fazer é criar um buraco no fundo da casca para drenagem e preenchê-lo com um pouco de terra e sementes. Depois que estiver pronto para ser transferido para o seu jardim, você pode plantar tudo no chão! A casca vai adubar diretamente no solo e nutrir a própria planta à medida que cresce.
Bicarbonato de sódio deixa os tomates mais doces
Se você prefere um tomate mais doce, experimente este truque de jardinagem! Circule suas plantas de tomate com bicarbonato de sódio. Depois que você cercar a base de seus tomateiros com bicarbonato de sódio, a planta o absorverá pelas raízes e fará com que seus tomates tenham um sabor mais doce quando estiverem prontos para serem colhidos.
Apenas certifique-se de não derramar o bicarbonato de sódio nas folhas da planta, mantenha-o no solo ao redor da base.
Faça um jardim em uma lata
Você pode reciclar suas latas de refrigerante vazias ou transformá-las em lindos vasos de ervas ou outras plantas pequenas! Basta usar um abridor de latas para tirar as tampas, mas tenha cuidado, pois você pode se cortar acidentalmente com a tampa.
Em seguida, faça alguns pequenos furos no fundo da lata para drenagem, depois encha-a com terra e plante sementes e observe-as crescer! Você pode até ir além e personalizar as latas antes de enchê-las.
Mate ervas daninhas naturalmente
O vinagre é frequentemente usado em hortas orgânicas como um herbicida natural. O ácido acético é forte o suficiente para matar as ervas daninhas em contato, fazendo-as murchar em questão de dias.
No entanto, alguns horticultores dizem que isso não é tão eficaz quanto arrancar as ervas daninhas à mão desde o início. Eles argumentam que, embora o vinagre mate as ervas daninhas em contato, não necessariamente mata as raízes.
Use uma batata para crescer uma rosa
Você já imaginou usar uma simples batata para cultivar algo tão bonito quanto uma rosa? Acredite ou não, a batata é um condutor perfeito para o cultivo de um único caule! Tudo o que você precisa fazer é providenciar um buraco em uma batata amarela. Você pode usar uma faca ou um prego para fazer isso.
Em seguida, basta colocar o caule de uma roseira no buraco. Plante a batata inteira e em poucos meses você terá suas próprias rosas!